• English
  • Português
Foto de prato com peixe assado como exemplo de alimento construtor

 Conheça a importância dos alimentos construtores e como incluir na sua dieta

Uma alimentação equilibrada é a base para uma vida saudável, e os alimentos construtores precisam estar presentes em qualquer planejamento nutricional. São componentes necessários para o crescimento, a reparação dos tecidos e o bom funcionamento do organismo. 

Com as dicas práticas da Eat’s Good você vai aprender sobre os diferentes tipos de alimentos construtores, seus benefícios e como incluí-los em sua rotina alimentar.

Alimentos construtores, reguladores e energéticos

Para começar, é necessário entender a divisão dos alimentos em três grupos principais: construtores, reguladores e energéticos.

  • Alimentos construtores: ricos em proteínas, responsáveis pela construção e reparação dos tecidos do corpo, como músculos, ossos, pele e órgãos. São indispensáveis para o crescimento e auxiliam na produção de enzimas, hormônios e anticorpos.
  • Alimentos reguladores: ricos em vitaminas e minerais, atuam na regulação das funções do organismo, como o metabolismo, a digestão e o sistema imunológico. 
  • Alimentos energéticos: compostos por carboidratos e gorduras, fornecem energia para o corpo realizar suas atividades diárias, como trabalhar, estudar e se exercitar. 

O que são alimentos construtores?

Vamos comparar o corpo humano como uma grande obra em constante construção e renovação. Nessa obra, os alimentos construtores são os tijolos e a argamassa, responsáveis por formar a estrutura, fortalecer as paredes e reparar os danos. 

Eles fornecem as proteínas, nutrientes que se transformam em aminoácidos, os verdadeiros “blocos de construção” do organismo.

“Alimentos construtores são nutrientes importantes para o crescimento, manutenção e reparo dos tecidos corporais, incluindo músculos, ossos, peles e cabelo”, diz Aline Teixeira, Nutricionista Supervisora Geral do Ultracongelados Eat’s Good.

As proteínas, macronutrientes presentes em diversos alimentos, também participam na produção hormonal, enzimática e imunológica.

Além das proteínas, os alimentos construtores também oferecem outros nutrientes-chave:

  • Aminoácidos essenciais: o corpo não consegue produzir todos os aminoácidos necessários para seu funcionamento, como histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina.
  • Vitaminas e minerais: as vitaminas e minerais são “reguladoras” de diversas funções que garantem o funcionamento harmonioso do organismo.

 O que alimentos construtores oferecem ao corpo?

Além do trabalho de produção de enzimas, hormônios e fortalecimento da imunidade, as proteínas presentes nos alimentos construtores atuam na manutenção da saúde como um todo.

Uma dica para quem busca refeições com alto teor de proteínas é escolher as marmitas ultracongeladas da Eat’s Good. São opções variadas e balanceadas, que facilitam a inclusão de alimentos construtores na sua rotina de forma prática, mantendo sua saúde e poupando tempo na sua rotina!

“Os alimentos construtores oferecem nutrientes essenciais e vários benefícios fisiológicos ao corpo”

Quais são os principais benefícios dos alimentos construtores?

Foto de salada com ovos cozidos, que são alimentos construtores.

Incluir alimentos construtores em sua dieta oferece uma série de benefícios além do crescimento muscular, impactando a saúde e o bem-estar. Veja como contribuem:

  • Aumento da massa óssea: as proteínas presentes nos alimentos construtores ajudam diretamente na formação e manutenção da massa óssea, colaborando na prevenção da osteoporose e fraturas. Um bom consumo de proteínas, aliado à prática de exercícios físicos, garante ossos fortes e saudáveis em todas as fases da vida.
  • Melhora da função cerebral: os alimentos construtores fornecem aminoácidos que atuam como neurotransmissores, substâncias químicas que transmitem mensagens entre as células nervosas. Esses neurotransmissores influenciam no bom funcionamento do cérebro, da memória, do aprendizado e do humor.
    Leia nosso artigo sobre como a alimentação impacta na saúde mental.
  • Controle do apetite e do peso: as proteínas aumentam a sensação de saciedade, o que ajuda a controlar o apetite e a evitar excessos alimentares. Isso contribui para o controle do peso e a prevenção da obesidade.
  • Equilíbrio hormonal: esses nutrientes são necessários para a  produção de hormônios que agem no crescimento, no metabolismo e na reprodução. Uma dieta rica em proteínas contribui para o equilíbrio hormonal.
  • Beleza da pele, cabelos e unhas: por serem os principais componentes da pele, dos cabelos e das unhas, uma dieta rica em proteínas contribui para a saúde e a beleza desses tecidos.

“Os benefícios físicos dos alimentos construtores são crescimento e fortalecimento muscular, fortalecimento ósseo, aumento de energia, recuperação muscular, e melhora na saúde cardiovascular. Além disso, melhoram nossa saúde mental, promovem o aumento da autoestima e da qualidade de vida.”

Exemplos de alimentos construtores

Os alimentos construtores podem ser de origem animal ou vegetal, e ambos oferecem boas proteínas para a construção e reparação dos tecidos. Embora a porcentagem de proteínas varie entre as opções, uma dieta bem planejada fornece todos os nutrientes necessários para diferentes tipos de dietas.

Confira alguns exemplos de alimentos construtores e seus principais nutrientes:

Origem animal:

  • Frango: carne branca e magra, rica em proteínas, vitaminas do complexo B e minerais como ferro e zinco. Uma porção de 100g de frango cozido contém cerca de 30g de proteínas.
  • Salmão: peixe rico em proteínas, ácidos graxos ômega 3 e vitamina D. O ômega 3 contribui para a saúde cardiovascular e cerebral, enquanto a vitamina D auxilia na absorção de cálcio.
  • Ovos: fonte completa de proteínas, contendo todos os aminoácidos essenciais. Também são ricos em vitaminas A, D e E, e minerais como ferro e colina, importantes para a saúde cerebral.
  • Iogurte grego: rico em proteínas, cálcio e probióticos, que contribuem para a saúde intestinal. O iogurte grego é uma excelente opção para o café da manhã ou lanches.

Origem vegetal:

  • Lentilha: leguminosa rica em proteínas, ferro, fibras e folato, vitamina do complexo B importante para a produção de células sanguíneas. Uma porção de 100g de lentilha cozida contém cerca de 9g de proteínas.
  • Grão de bico: outra leguminosa rica em proteínas, folato e ferro. Também é fonte de zinco, mineral importante para o sistema imunológico.
  • Quinoa: grão integral rico em proteínas, fibras, ferro e magnésio. A quinoa é considerada um alimento completo, pois contém todos os aminoácidos essenciais.
  • Amêndoas: oleaginosa rica em proteínas, fibras, vitamina E e gorduras saudáveis. A vitamina E é um antioxidante que protege as células contra os danos causados pelos radicais livres.
  • Tofu: derivado da soja, rico em proteínas, cálcio e ferro. O tofu é uma excelente opção para vegetarianos e veganos, pois é uma fonte completa de proteínas vegetais e pode ser usado em diversas receitas.

Dicas para incluir alimentos construtores na rotina:

  • Inclua uma fonte de proteína em todas as refeições.
  • Varie as fontes de proteína ao longo da semana.
  • Experimente novas receitas com leguminosas e oleaginosas.
  • Adicione frango desfiado ou atum em saladas.
  • Consuma iogurte grego com frutas no café da manhã.
  • Aprenda a interpretar os rótulos dos alimentos e conferir seus nutrientes. Acesse nosso guia sobre como ler rótulos.

Alimentos Construtores: a base para uma vida saudável

Os alimentos construtores são pilares de uma vida saudável, fornecendo os nutrientes que o corpo precisa para funcionar corretamente. Eles participam da formação de tecidos, da produção de enzimas e hormônios, e do fortalecimento do sistema imunológico. 

Cuidar da sua saúde e bem-estar com uma alimentação rica em alimentos construtores é mais fácil do que você imagina.

Para facilitar sua rotina e garantir refeições nutritivas e saborosas, conte com a praticidade das marmitas ultracongeladas Eat’s Good