• English
  • Português
Eat's Good Sedentarismo

Os perigos do sedentarismo: alerta para uma vida mais saudável

A alimentação e a prática de exercícios físicos é o combo perfeito para ter uma vida mais saudável. Porém, em dados recentes compartilhados pela OMS, estima-se que mais de 500 milhões de pessoas possam sofrer pela falta de atividades físicas até 2030. Por isso, mais do que nunca precisamos falar sobre os perigos do sedentarismo!

 

Principalmente com a comodidade que a tecnologia nos dá, em que podemos resolver tudo na palma da nossa mão e aproveitando o conforto dos nossos lares. E vai me dizer que isso não parece muito tentador, ainda mais nos dias frios. Mas é aí que está o perigo: sem perceber, nos movendo cada vez menos, e isso pode trazer sérias consequências para a nossa saúde.

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, para uma pessoa ser considerada ativa, ela precisa fazer pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana. Caso contrário, a pouca ou a falta de exercícios pode resultar em vida sedentária.

 

A seguir, vamos falar um pouco mais sobre os principais perigos que o sedentarismo pode trazer para a nossa saúde.

 

 

Doenças crônicas

 

Dentre os principais perigos do sedentarismo precisamos falar sobre o desenvolvimento de doenças crônicas, como obesidade, diabetes, hipertensão, osteoporose, alguns tipos de câncer, entre outras. 

 

 

Perda de massa muscular

 

A falta de exercícios físicos também pode resultar na perda de massa muscular o que, como resultado, pode refletir em dores musculares por falta de estímulo. 

 

 

Saúde mental

 

Quando praticamos exercícios, o nosso organismo libera diversos hormônios e neurotransmissores, como serotonina, dopamina e endorfina, que são responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade. 

 

E a falta de atividades físicas pode afetar diretamente a nossa saúde mental pela falta desses hormônios. 

 

 

Redução do rendimento

 

Por fim, mas não menos importante, o sedentarismo pode até mesmo afetar nossa capacidade de pensar e aprender. Estudos mostram que a atividade física ajuda a manter o cérebro saudável e a melhorar habilidades cognitivas, como a memória e a atenção.

 

 

Então, o que podemos fazer para combater o sedentarismo? 

 

São pequenos passos e mudanças no seu estilo de vida que podem fazer grande e total diferença na sua saúde e bem-estar. Por isso, se você não possui o hábito de se exercitar, comece por pequenas caminhadas diárias e pequenas escolhas como pegar as escadas no lugar do elevador. 

 

E lembre-se, é sempre importante consultar um profissional de saúde antes de começar qualquer nova rotina de exercícios, principalmente se for intensa. Ele poderá orientá-lo sobre a melhor maneira de se exercitar, levando em consideração seu estado de saúde atual e suas necessidades individuais.

 

Além disso, conte com um nutricionista para montar refeições que poderão te ajudar a ter mais energia e ânimo para realizar seus exercícios.

 

 

Se você quer ler mais informações sobre alimentação saudável, não deixe de acessar o nosso blog. Lá, você encontrará uma variedade de conteúdos interessantes e dicas de receitas deliciosas. 

 

Aproveite para conferir e nos vemos no próximo!

 

 

Eat’s Good comida de verdade em até 6 minutos! 

 

Parte do Grupo Risotolândia, a Eat’s Good é uma marca criada com o objetivo de proporcionar uma alimentação saudável em até 6 minutos para um cotidiano corrido. 

 

Sendo uma ótima opção para aqueles que buscam refeições práticas, mas não querem abrir mão de comer bem e de forma saudável. Afinal, são pratos elaborados com ingredientes de qualidade, e ultracongelados para preservar o sabor e os nutrientes. 

 

Entre em contato com um de nossos especialistas e conheça as nossas linhas!